Um artigo publicado pela Veja Saúde abordou o aumento do interesse pelo Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade(TDAH), trazendo dados que mostram que a busca pelo termo no Google, em 2024, aumentou cerca de 576%. Esse crescimento impulsionou o mercado editorial que passou a lançar mais livros com essa temática, pois além do aumento do interesse, aconteceu uma crescente no número de diagnósticos.
O artigo destaca quatro livros para entender bem o assunto e o manejo da condição, sem mitos e estigmas. A obra ‘’TDAH 2.0’’, de Edward Hallowell e John Ratey, traz atualizações das pesquisas e descobertas científicas sobre o TDAH, ressaltando a importância de exercícios físicos regulares, meditação e uso correto de medicamentos. O livro ‘’TDAH: Como lidar’’, da autora Jessica Mccabe, que é dona de um dos maiores canais digitais sobre a condição, possui uma abordagem diferente e conta a história de Jessica e os desafios enfrentados por ela, fornecendo dicas e estratégias para lidar bem com o TDAH.
‘’O pequeno livro do TDAH’’, de Alice Gendron, utiliza de ilustrações e mensagens sucintas para abordar os desafios cotidianos daqueles que possuem o transtorno. O livro foi elaborado para tornar a informação mais didática e inteligível, podendo ser entendida pelo público amplo. Por fim, o artigo indica a obra ‘’Descobrindo como lidar com o TDAH’’, que traz experiências pessoais do autor e de personagens fictícios para desmistificar o assunto. Escrito pelo psicólogo Felipe Rosenberg, o livro traz elementos culturais, como da cultura pop, para tornar o conteúdo interessante e envolvente para os leitores.
A Associação Brasileira de Esclerose Tuberosa(ABET) ressalta a importância de ampliar o acesso à informação sobre condições como essa , já que auxiliam tanto os portadores quanto suas famílias.
*Fonte: ASCOM ABET com informações da Veja Saúde